sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Interfaces da WEB2.0

A web 2.0 tem proporcionado um ingrediente a mais nas relações entre humanos, a escrita coletiva. Tal comportamento é possível graças às interfaces disponíveis na Internet, gratuitamente.  Por exemplo:


Facebook – é uma rede de relacionamento criado por estudantes da Harvard: Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes em 2004. Inicialmente, o objetivo foi de ajudar alunos de escolas e faculdades dos EUA a trocarem informações e manterem contato com amigos. Mas, pela facilidade de uso e troca de informações e compartilhamento rápido foi aberto ao publico em geral. A diversidade de serviços disponibilizados vem conquistando os mais diferentes adeptos por compartilhar mensagens, vídeos, indicações de leituras, jogos para entretenimento além da possibilidade de adicionar funções à página pessoal de cada usuário.

Pode-se afirmar que neste site cada pessoa/usuário cadastrado tem o seu perfil definido ao inserir os seus dados pessoais, as suas fotos, vídeos, links, notas e comentários diversos. Outro aspecto diz respeito às configurações de segurança quanto à disponibilidade de permissão de visualização e compartilhamento de suas informações. Ou seja, o usuário pode privatizar ou publicizar a todos (público) um ou mais os serviços a sua disposição. Ao mesmo tempo em que mantém sua privacidade, o professor comunica com seus alunos formando um grupo de estudos ou compartilhando as mensagens e comentários por grupo de amigos.

Além disto, o usuário tem a opção de criar um grupo temático (fórum para debate e estudo), uma pagina para agregar amigos convidando-os a participar de eventos criados pelo usuário ou difundindo através do compartilhamento das mensagens publicados no mural do amigo. Neste sentido o professor, ao usar o Facebook estará promovendo o entusiasmo, motivação impulsionando a uma aprendizagem significativa do aluno e tendo como resultado um conhecimento coletivo.
Pedagogicamente o professor pode preparar seu aluno a consciência no uso refletido sobre o que e porque compartilhar. Isto porque a naturalidade que o aluno utiliza e compreende o uso dos botões “curtir” e “compartilhar” induz a um excesso ou uso de forma mecânica destes recursos sem consistência do conteúdo retransmitido.


 É um espaço de acesso livre que proporciona a escrita colaborativa on-line. Para que faça uso deste espaço e crie um ambiente colaborativo de aprendizagem você deve acessar a página principal: http://www.wikispaces.com/Wikispaces e fazer o seu cadastro.

O uso pedagógico pode configurar-se numa extensão da sala de aula presencial, quando utilizado como um recurso para construir uma página colaborativa de discussão temática.  Como exemplo: um fórum de discussão no qual os alunos  podem postar sua mensagem de modo que professor e os colegas interfiram na mensagem ao corrigir, melhorar, complementar as ideias. Ou seja, uma forma de interação coletiva, numa interatividade todos-todos.

Pode ainda ser utilizados no desenvolvimento de projetos, trabalhos em grupos, produção de qualquer tipo de texto colaborativo.

Em cada pagina o professor e alunos podem ainda compor varias paginas, arquivos e imagens não havendo limites em tamanho e armazenamento.

A usabilidade do espaço wikispaces permite que sejam criados três tipos: público, protegido e privado. Com isto o professor pode utilizar o nível de participação do aluno de acordo com o objetivo pedagógico, o perfil da turma e a tema a ser trabalhado o que pode favorecer a mais aprendizagens.

Quanto a navegabilidade destes espaços são feitos por um menu lateral esquerdo e guias em cada pagina criada na parte superior. O professor, como administrador pode ainda acompanhar toda inserção dos dados pelo aluno, através do histórico

Um comentário:

  1. Euri!

    O blog ficou com um design bem adequado à proposta. Com certeza poderá ser um espaço de referência diante da ênfase que tem as rede3s socais na atualidade. Sucesso!

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